quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TUINA

                   


Tui-Ná ou Tuina é um tipo de massagem terapêutica de origem chinesa, praticada não só no Oriente como na Grécia Antiga, a Tui Na serviu para curar e aliviar inúmeros problemas.

                                  
Nesta massagem as mãos são o canal transmissor de energia, e é através delas que se cura o plano emocional e físico, proporcionando o relaxamento do corpo e da mente, aliviando a tensão diária do ser humano.


É eficaz no combate e prevenção de doenças, e há ainda quem considere que esta massagem é um meio para conseguir viver por mais tempo, pessoas com problemas de circulação, hipertensão, insónias, ou dores de cabeça, doenças nervosas, excesso de peso, paralisias podem sair da massagem com uma enorme sensação de bem estar e relaxe.
 Problemas dos órgãos internos.A Tuina harmoniza a energia essencial do corpo entre o Yin e o Yang, segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. O Yang é o princípio ativo, diurno, luminoso, quente já o Yin é o princípio passivo, noturno, escuro, frio.


 Quando ocorre um  desequilíbrio do Yin Yang há o predomínio de um deles, este fator é o que causa as doenças.  O aumento do yin consome o yang ou uma debilidade do yang conduz ao domínio do yin, e nesses casos, se origina a síndrome do frio. O aumento do yang consome o yin, ou a debilidade ou fraqueza do yin propicia o predomínio do yang, e nesses casos, se origina a síndrome do calor.  Os métodos de tratamento deverão ser dirigidos a corrigir esse desequilíbrio  yin-yang, pois o corpo é um todo , e o propósito do tratamento é reajustar o yin e yang , promover a circulação da energia (Qi) e do sangue.


A massagem Tui-Ná faz parte da medicina tradicional chinesa, que se fundamenta na teoria dos cinco elementos: água, fogo, terra, madeira e metal que simbolizam os órgãos internos do corpo.


O diagnóstico avalia esses cinco princípios, que se manifestam nos níveis físicos e psíquicos, enquanto o tratamento busca reconduzi-las ao equilíbrio através de massagens nos meridianos e pontos reflexos nos pés.


Durante a massagem as mãos do terapeuta buscam cada orificio interno do corpo, procurando tanto nódulos de tensão, quanto os meridianos relativos a cada órgão, objetivando reduzir as sensações negativas que o paciente apresente.

As massagens Tui Na atuam no sistema nervoso, reprodutor, digestivo, circulatório, proporcionando benefícios aos tecidos cutâneos, à circulação sanguínea, bem como a toda a estrutura óssea. Assim, toda a saúde emocional, mental, e física, do paciente acaba por sair privilegiada.

 Pelo fato da Tui Na não atuar somente ao nível dos músculos, acaba por ser uma das vertentes mais exploradas e estudadas na China.



 

 Fonte:

http://www.tui-na.lumic.com/Artigos/tui-na%20artigo%20a%20massagem%20de%20tui%20na.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário